Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cotas - A Polêmica

 Quando o assunto é ingresso no ensino superior público, as cotas são as maiores causadoras de polêmica. Fez uns dias que li que nossa presidente sancionou uma lei que cria cotas de 50% para universidades federais para alunos de escolas públicas. Sinceramente, fiquei revoltada. Deixo claro desde já que sou contra cotas, de todos os tipos.
  Sempre escuto as pessoas dizerem "Ah, mas o ensino público é uma porcaria. Está certo terem cotas pois, de outro jeito, esses estudantes não entrariam no ensino superior." Bom, na minha opinião, em vez de FACILITAR a entrada desse pessoal nas universidades, o governo deveria MELHORAR o ensino das escolas do nosso país. Sim, é algo surreal pensar que nosso governo se importaria com algo do tipo ao invés de fazer o mais fácil (e mais barato) para eles. Mas querendo ou não, com as cotas, pessoas mais capazes ficam de fora da seleção para ingressar nas universidades, enquanto outras, que tiveram pior desempenho, entram. E assim perdemos estudantes que poderiam vir a se tornar ótimos profissionais, por outros medianos.


 Um dia, passando na frente de uma escola pública, vi vários pais de alunos chegando para buscá-los em ÓTIMOS carros. Fiquei pensando que se eles têm condição de ter um carro desses, também devem ter condições de colocar seus filhos em melhores escolas. Mas isso vai da consciência de cada um. Conheço pessoas que dão o sangue pra poder dar um melhor estudo aos seus filhos. E estes, por mais que sejam de famílias de baixa renda, nem sempre conseguem cotas por não terem estudado em escolas públicas.
 Você que é a favor de cotas e já deve estar me xingando faz tempos, entenda que não sou TOTALMENTE contra essas cotas. Existem pessoas que realmente não têm condições e querem fazer o ensino superior. Por mais que eu ache que quem quer consegue, até sem cotas (existem cursinhos de graça espalhados por aí que são muito bons), acho que não é um problema criarem cotas para facilitar a entrada dessas pessoas. Porém, 50% das vagas serão de cotas? 50%? Metade das vagas. Da onde vão tirar TANTOS estudantes interessados assim?
 Isso sem comentar sobre cotas para negros, índios e outras raças. Se você tem preferência pra entrar na universidade por causa da sua cor ou raça, sinceramente, esta perdeu a moral para mim. Desde quando o fenótipo de alguém determina se ela deve ter vantagens em relação a alguém, seja onde for? E eu não estou sendo racista. Muito pelo contrário, acho que somos todos iguais e não deveriam ter essas separações. Porque não há nem como alegar que alguém entrou na universidade porque era ariano ou não entrou porque era negro. As únicas habilidades testadas são seus conhecimentos. E o corretor não olha pra sua cara pra decidir se você acertou ou não a questão. Simplesmente, quem fez mais pontos passou. Por exemplo, o presidente do EUA, Obama, precisou de cotas para negros para chegar ao poder da maior potência do mundo atualmente? NÃO, conseguiu por seu próprio mérito.



 Eu, por exemplo, irei prestar vestibular esse ano e realmente fico frustrada de saber que um mooonte de pessoas já começarão a prova com vantagem sobre mim, somente pelo fato de terem estudado em escolas públicas ou serem de uma etnia diferente. E não sou a única a pensar assim.
 Você deve estar pensando que só sou contra porque não irei pegar nenhum tipo de cota. Mas não é bem assim, mesmo que utilizasse delas, continuaria achando errado. Uma conhecida minha estava comentando que ela pegará cota para negros, e mesmo assim ela acha errado pois ela não se acha inferior a nenhum outro vestibulando sem cotas.
 Pois bem, eu sou contra cotas e grande parte da pessoas que conheço também são. Você pode achar o contrário, mas é só minha opinião. Sou a favor de acabar com tudo isso e entrarmos ou não na universidade pelo número de acertos em nosso teste, sem mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário